22 outubro 2013

"Sdds"



Na era da tecnologia, da informação e das redes sociais, somos cada vez mais estimulados a correr contra o tempo, a responder e-mails e mensagens no impulso, compendiar encontros. No vício, diversas palavras da língua portuguesa já foram abreviadas e suas siglas são de conhecimento comum: vc, td, mt, qr, etc. Você poderia me perguntar se eu gosto dessa tendência. Defensora da boa escrita e dessa língua ímpar, afirmo sem hesitar que não. Acredito que tudo é mais bonito quando completo, até mesmo as palavras.

Mas isso não quer dizer que eu não me utilize desses recursos. Como usuária assídua da internet, sou vítima sem perdão desses e de outros vícios que não devem ser mencionados. Escrevo como uma desvairada, que mistura palavras longas e formosas, para que estas não fiquem empoeiradas nas gavetas de minhas memórias, com palavras curtas e sintetizadas, na esperança de que aqueles cinco minutos sejam suficientes para responder as novas 137 mensagens no whatsapp.

          
Foi através desse aplicativo que observei o uso constante de uma nova abreviação: “sdds”. Ai, gente. Tá aí. Se tem uma palavra que eu não consigo abreviar é “saudade”. Já tentei, já até digitei, mas sempre corrijo antes de enviar, e acabo perdendo mais tempo do que se tivesse digitado correto desde o início.

Saudade é uma coisa tão brasileira, tão calorosa, tão única e imensurável, que é impossível resumir em quatro letras ou em duas consoantes. Será que ali vai caber tudo que aquele verbete almeja sintetizar? Se é pra sentir uma saudade simplificada, melhor sentir “falta”. Saudade é  m a i o r. É como a “paciência”, do Lenine.


O cotidiano já nos obriga a apressar tanta coisa, a ser mais razão e menos emoção em tantas situações, mais práticos... Sufocamos e calamos tanta coisa dentro de nós. Será que nem permissão temo para escrever saudade, como todas as suas letras, sons e significados?

Saudade é palavra latina, intraduzível, inexplicável. É vocábulo que nos abraça, pra ser sentido  por completo. E EU ME RECUSO a simplificá-la. Recuso-me a senti-la pela metade, ligeiramente, sem alma. Vai saber se teremos tempo para dizê-la ou senti-la mais uma vez... vai saber.



1 comentários:

  1. Que texto lindo... concordo com você, saudades é tão nossa, tão expressiva que é quase um pecado simplesmente abreviá-la, e, so lendo seu texto me dei conta que eu também nunca á abreviei, sempre a escrevo com todas suas letras e seus significados

    http://saga-preciosa-cristal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!

Editado por Agnes Carvalho. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.

© rascunhos e borrões, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena