24 setembro 2013

Olho por olho






Certos episódios da vida repetem-se na história de muitas pessoas. Bullying, por exemplo. Todos somos passíveis de julgamento externos e sensíveis aos mesmos, mesmo que disfarcemos. Dói. Pensamos, então, em como pode mostrar que somos melhores. Planejamos. Às vezes a vida responde pela gente. Ou podemos simplesmente esquecer. Mas essa palavra não existe no vocabulário de Kat, Lillia ou Mary. Esquecer... impossível. Elas querem apenas uma coisa: vingança. Afinal, garotas crescidas não choram... elas acertam contas. E, uma coisa que começou como uma simples brincadeira entre três quase-desconhecidas, toma forma e atingindo rumos inesperados.
                Em OpO, o leitor é convidado a descobrir que não existe certo e errado, e que um mesmo acontecimento sob diferentes pontos de vistas podem resultar em distantes realidades. Para as garotas, estava valendo a lei do “olho por olho, dente por dente”. O carma já não era mais suficiente, e elas decidiram que era hora de algumas contas serem acertadas. Pode ter sido o ímpeto do momento ou o sufoco de anos, o fato é que algo quebrou e nenhuma das três soube consertar sozinha.
Como é lugar comum em livros desse tipo, os dramas da adolescência marcam presença. Não só eles, como também aquela velha receita norte-americana: líderes de torcida sem graça, capitão de time de futebol que se acha, garotas revoltadas donas da razão, nerds que escrevem poemas, festa de formatura, etc. Essa é a parte chata do livro. Pense naquele cliché dos filmes. Vai estar lá, igualzinho, sem nenhuma crítica ou distorção. Começo a pensar que o problema mesmo estão nas escolas de lá e nos seus armários perfeitos.
                Escrito em conjunto por duas escritoras promissoras da academia literária norte-americanas, não posso negar que o livro possui uma narrativa - do tipo que eu peguei ontem à noite e terminei ontem à noite. 300 páginas, sério mesmo. As tramas, grande parte ambientadas no interior de um colégio nos EUA, são narradas pelas três garotas, que se revezam contando as histórias (e suas histórias) de acordo com seus pontos de vista ao decorrer dos capítulos.

                Mesmo com um final super sem graça (porqueeunãosabiaqueeraumatrilogia), é uma leitura interessante se você tentar ler enxergando os diversos tipos de visões e as coisas que nossas mentes podem criar. Certa vez li uma reportagem que dizia “o inferno somos nós”. E é verdade. Só que algumas pessoas às vezes resolvem habitar no inferno das outras.

FICHA
Autores: JENNY HAN | SIOBHAN VIVIAN
  • Título: Olho por Olho
  • Selo: NOVO CONCEITO
  • Ano: 2013
  • Número de páginas: 320

1 comentários:

  1. Oi!
    Eu sou louca por um acerto de contas, então fiquei toda empolgada quando vi esse livro. Acho que consigo ignorar os clichês de high school americana sem problemas. O que desanima é saber que faz parte de uma série....
    Em todo caso, deixo a dica anotada ;)
    beijo

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!

Editado por Agnes Carvalho. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.

© rascunhos e borrões, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena