12 julho 2012

Desliga a TV e vá ler um livro(?)



Quem não se lembra dessa vinheta que circulou na MTV nos seus tempos dourados?! Creio que a princípio muitos ficaram surpresos com aquela propaganda que implicava uma auto-sabotagem. Era, além de uma simples propaganda, uma boa crítica televisiva... alguns pais até devem ter ser ajoelhados ao verem a vinheta.
Entretanto, o que acredito mesmo que deve ter acontecido na época foi que muitos ou desligaram a TV para jogar videogame ou simplesmente mudaram de canal. Ou ignoraram a mensagem.

Propaganda da MTV (2004)

Vocês já devem ter percebido o quanto eu sou chata e que chata continuarei. Anos passados, essa campanha ainda continua ativa na internet, e é uma das coisas que eu mais fico chateada. Parem de mandar e-mails, de divulgar imagens no facebook com essa frase, ô. Quem gosta de ler de verdade vai sim preferir um bom livro a um programa de TV, mas todo mundo necessita de um pouco de besteirol pra se divertir, e até o mais Cult dos leitores tem o direito de perder um tempo diante da TV. Aliás, gastar um tempo assistindo determinados canais televisos pode ser bem melhor do que ler certos livros.
E para quem não gosta de ler, não é divulgando mensagens desse tipo, quase uma censura, que você vai conseguir convencê-lo. A melhor forma de incentivar alguém a ler é agindo. Agindo como?! Presenteie pessoas com seus livros favoritos, doe livros infantis, recomende alguns livros aos seus amigos... não concordam que assim o foco será bem mais certeiro?!  Que tal, por exemplo, começar me presenteando com um livro?! hahahaha! 
Brincadeiras à parte, eu realmente aconselho todo mundo a desligar a TV e ir ler um livro. Mas a depender do livro, volte para a TV: ela pode ser mais útil. 

8 comentários:

  1. Auto sabotagem, que tipo de canal de TV faz isso? .-. a verdade é que (como você mesma disse) quem gosta de ler sempre vai preferir um bom livro a uma novela da globo mas os que AINDA não adquiriram gosto pela leitura com certeza não mudarão de opinião com uma propaganda sem sentido.

    ResponderExcluir
  2. Verdade,concordo,acho que para as pessoas que realmente gostam de ler,sim,vão procurar ler, e pra quem não gosta,mensagens desse tipo não vão adiantar nada,acho que essas mensagens é uma espécie de psicologia reversa,acho que acaba tendo o efeito contrário pra muita gente.Ao invés de ler,as pessoas ficam na tv mesmo ou procuram outra coisa como você mesmo disse.Gostei do post :)


    strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. HAHAHAHAHAH adorei esse quadrinho do final!
    É verdade, concordo com vc! Adorei o post!!
    Eu não vejo tv, mas eu assisto a muitas séries de TV no computador quando eu posso, então não é como se eu não assistisse o que passa na tv, mas não gosto de ficar vendo programas aleatórios só para matar o tempo. :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, muito bom! Concordo perfeitamente com você e adoreeeei o quadrinho no final! Um ótimo exemplo do que acontece hoje em dia. Sua opinião é bem inteligente e abre em questão um lado dessa propaganda que muitos nunca pararam pra pensar, tipo eu hahahaha. Ótimo post, parabéns :) Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Acho que a propaganda do momento seria "Desliga o computador e vá ler um livro" haha

    ResponderExcluir
  6. Realmente, a propagando é uma auto-sabotagem, mas acredito que pode até fazer as pessoas lembrarem que existem livros para serem lidos, mas também concordo que 98% das pessoas que viram essa propagando, simplesmente ignoraram. Realmente, a melhor maneira de incentivar alguém a ler é presenteando, indicando, emprestando, mostrando detalhes de um livro. Isso é muito mais legal.
    Ótimo post,

    Beijos

    Barbara Sá - Segredos Entre Amigas

    ResponderExcluir
  7. Realmente! Essa máxima de desliga a TV e vai ler um livro não é tão simples assim. É simples pra gante, porque a gente gosta de ler. Mas mesmo a gente tem dia que quer passar umas horinhas na frente da TV!
    Adorei suas dicas, porque nada melhor pra incentivar a leitura do que um livrinho "te olhando" e sussurrando: "leia-me"!

    Pois é! Eu gosto muito de ter amigos como os que eu conquistei com o blog. Nossa balada seria um café, livros e cinema! Paraíso pra mim!!

    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu lembro vagamente dessa propaganda, achei legal a MTV fazer isso mas essa campanha com certeza não surtiu nenhum efeito, como a Helaine falou aí no comentário de cima pra gente é fácil fazer isso, mas pros outros que não tem o hábito de leitura ler é algo muito chato e que não oferece tanto entretenimento quanto uma tv ou um computador.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!

Editado por Agnes Carvalho. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.

© rascunhos e borrões, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena